O Meu Reino por um dia
1º ciclo
Visita-Oficina
O Museu guarda um tesouro valioso que pertenceu a rainhas e reis da história portuguesa. Entre os objetos mais marcantes, como coroas, joias, ceptros e mantos, vamos explorar os símbolos que marcaram o Reino de Portugal e, inspirados por eles, criar o símbolo do nosso próprio "Reino"!
Competências desenvolvidas:
Competências desenvolvidas:
- Compreensão histórica – Aprendizagem sobre os símbolos da realeza e a sua importância na história de Portugal.
- Criatividade e expressão – Desenvolvimento da criatividade ao criar o símbolo do próprio "Reino".
- Trabalho em grupo – Estímulo à colaboração e partilha de ideias durante a exploração e criação do "Reino".
Duração: 60 min. a 90 min.
Às Escondidas no Tesouro Real
1º e 2 ciclo
Visita-jogo
Visita-jogo
Nesta visita-jogo, os alunos são convidados a entrar no mundo da família real e a procurar os seus objetos mais preciosos: coroas, joias e tesouros que contam histórias de reis e rainhas. Entre pistas, enigmas e desafios, cada equipa terá de desvendar onde se escondem os tesouros da coroa.
Competências desenvolvidas:
Competências desenvolvidas:
- Compreensão histórica – Entendimento dos símbolos do poder real e da relevância da monarquia na história.
- Pensamento crítico – Reflexão sobre o papel dos reis e rainhas e como os valores reais influenciaram a sociedade.
- Trabalho em equipa – Desenvolvimento da colaboração e do trabalho em grupo ao participar no jogo pedagógico.
Duração: 60min/90min
Tesouro Botânico
1.º e 2.º Ciclo
Visita orientada sensorial
Visita orientada sensorial
O Tesouro Real guarda não só ouro e pedras preciosas, mas também plantas e flores que contam histórias antigas. Entre árvores, frutos e especiarias, vamos descobrir como a natureza inspirou reis, rainhas e artistas — e perceber como certas plantas se tornaram símbolos que ainda hoje reconhecemos.
Visita elaborada em colaboração com a Cátedra Unesco em Etnobotânica (IPBeja).
Competências desenvolvidas:
Visita elaborada em colaboração com a Cátedra Unesco em Etnobotânica (IPBeja).
Competências desenvolvidas:
-
Observação e análise – Identificação de elementos naturais e detalhes nas peças do museu.
Relação interdisciplinar – Compreensão da ligação entre natureza, arte, história e simbologia.
Pensamento crítico – Reflexão sobre a forma como a natureza inspirou e simbolizou o poder e os valores da época.
Duração: 60min/90min
